Em outubro a reunião mensal da GETURI aconteceu no Recanto do Cedro. Dentre os diversos assuntos o Pouso da Tropa voltou para a pauta, alem do projeto junto ao IFES. A próxima reunião acontecerá dia 07/11 no Café Teeiro.
Estivemos em Trindade, na Escola Elza de Castro Scardini, participando das atividades relativas ao projeto ECOAR, quando apresentamos uma palestra sobre a produção e conservação das águas. O assunto é o principal objetivo aqui do MURUCUTU, pois quase tudo a água limpa, porém a água não pode ser limpa por nada. Vamos todos abraçar esta causa, sem água a vida acaba.
Recebemos aqui em Iúna a visita de Luíza Maklouf, profissional de comunicação do Instituto Rota Imperial, com a finalidade de colher depoimentos relativo ao processo de sensibilização, dentro do projeto de implantação da sinalização e outras facilidades da estrada. A expectativa de todos aqui em Iúna é grande, pois a estrada poderá proporcionar um significativo incremento nas atividades relacionadas ao turismo na região por onde passa. Estamos torcendo!
Não sabemos onde eles ficam durante parte do ano, nesta época, já no final da produção de abacate eles aparecem para aproveitar os últimos frutos. São muitos ágeis e ariscos, e as fotos são a única maneira de registrar a presença e apresentar para os visitantes, pois nem sempre podem ser vistos.
A comemoração do dia das crianças, aqui na nossa escola, foi realizada de modo bem inusitado. Fizemos uma cesta de guloseimas e saímos por uma passeio em diversos locais no entorno da cidade de Iúna. Após realizar visita em locais da cidade, fomos almoçar no sitio Toinzé, depois disso continuamos com um passeio na praça, no pula-pula e na sorveteria. Os presentes foram entregues no final do passeio. Dia de muita alegria para todas as crianças daqui.
Estivemos na festa da polenta, lá em Venda Nova. Sempre nos surpreendemos com a organização e o entusiasmo dos voluntários. A cada ano a festa atrai um número maior de visitantes, trazendo um grande beneficio para as entidades atendidas com a renda gerada. Precisamos ter uma festa igual na nossa cidade.
Estamos todos na GETURI empenhados na melhoria dos nossos empreendimentos, com a intenção de melhor atender e deixar para os nossos visitantes a melhor impressão, para isso participando de um trabalho de melhoria apoiado pelo SEBRAE. Muito trabalho e bons resultados todos nos esperamos.
O projeto ECOAR realizou em Patrimônio da Penha, o encontro dos municípios da Ecoarea Caparaó das Águas. Foram apresentados projetos relativos ao assunto (Meio ambiente), bem como apresentações culturais, musica e teatro. Esse grupo de crianças formam o Coral Canarinhos do Caparaó, de Irupi, regido pela apaixonada e competente professora Leidi.
A nossa produção artesanal de doces sempre aproveita as frutas da época. Este ano foi a laranja que marcou presença. Temos também pêssego, figo, uvaia, banana, na forma de compota e geleia. Todos estão à venda.
Com muita alegria, estivemos presente na degustação de inauguração do restaurante Passione, no antigo local do restaurante Canto |Bão. A decoração, o serviço e o pratos servidos deram o tom de como seremos bem atendidos, após o restaurante iniciar o atendimento ao público. Desejamos sucesso as proprietárias, Silvia e Sônia.
Noite de lua cheia, uma turma animada e fomos lá no Toinzé para uma trilha noturna. Tudo funcionou na medida, o caldo e a música após o final do percurso estavam no ponto certo. Um grande abraço aos anfitriões, Denise e Cristiano.
Na última terça-feira, empreendedores da Geturi promoveram um tour de reconhecimento de mais um roteiro dentro do circuito dos tropeiros, em uma região delimitada pela BR-262, Rota Imperial e ES 185, com a presença de representantes do Ifes, da prefeitura de Ibatiba e da repórter Luiza Maklouf, da Rede Vitória. O tour realizou o contorno do pico Colossus, identificando um grande atrativo turístico bem perto e inserido na nossa região.
A nossa caravana, realizando um pouso para fotos e videos. Estávamos em um ponto da Rota Imperial, dentro do município de Muniz Freire e perto de chegarmos na divisa com Iúna. Este local está logo atrás do pico do Colossus. Nesse nosso tour utilizamos veículos adequado ao trecho percorrido, não recomendamos realizar com carros de passeio, pois alguns locais apresentam certa dificuldade para travessia. Novos roteiros serão percorridos para oferecer aos visitantes alternativas de passeios e diversão.
O final do tour foi aqui no MURUCUTU, para o almoço de encerramento. Aproveitamos e subimos até ao mirante para alguma fotos e depoimentos. O clima colaborou, a chuva do dia anterior amenizou a temperatura e reduziu a poeira da estrada. Na foto, Luiza Maklout, nossa convidada, tendo ao fundo a serra do Caparaó em toda a sua extensão.