Proposito

Oferecer condições para percebemos, refletirmos e tomarmos posição, em relação ao ambiente do qual somos parte.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

As novidades de fevereiro de 2012.






Essa pequena construção entre a vegetação, será dentro de algum tempo um local para hospedagem aqui no MURUCUTU, aumentando assim a disponibilidade de locais e oferecendo uma alternativa bem junto a natureza. A vista da serra do Caparaó desse local é espetacular, além, do bucolismo e rusticidade das instalações. É esperar para ver!

As flores aqui no MURUCUTU sempre nos surpreendem, pela beleza das cores. Essa aqui ao lado é também conhecida por Moça Velha, e nasce em locais de modo natural, mesmo sem ser semeada. Esse período de sol intenso, não é mais favorável, pois alem do calor não tem ocorrido chuvas na medida para contribuir para o florescimento. Um período de poucas cores e muita luz.


Estivemos presente na audiência pública de apresentação do projeto de construção de uma escola profissionalizante, através de promoção do governo federal. Foi grande o entusiasmo das pessoas presente, pois Iúna é carente de cursos de formação profissional, fazendo com que as pessoas não aproveitem as oportunidades de trabalho por falta de qualificação. Estamos torcendo para que esse projeto de bons frutos e traga para a nossa cidade condições de fixação dos nossos jovens, aproveitado as oportunidades surgidas por aqui. Os parabéns a todos os envolvidos na elaboração do projeto.

Na última foto, a reunião da GETURI, em 05 de fevereiro, no Restaurante Vovó Rosinha, com as presenças da sub secretária de Turismo do Estado e representante da secretaria de Ciências e Tecnologias, mostraram muito sensíveis, muito amáveis, mas precisamos de ações concretas do governo estadual em relação ao Caparaó, como por exemplo, outdoor's em todo o Estado divulgando nossas paisagens, em vez de optarem somente pelas praias. Há quem goste das montanhas!






quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Iniciamos o ano. A regra continua, trabalho com muita alegria.

Folia de Reis é ainda uma tradição aqui no Caparaó. No último dia 12, estivemos acompanhando a apresentação do grupo do Canhotinho, realizada no Lar dos Velhinhos (CAMAG). É grande a emoção dos idosos durante a execução das músicas e a coreografia realizada pelo palhaço. No sábado seguinte, foram reunidos no pátio da Escola Deolinda, nada menos de 6 grupos, realizando apresentações e alegrando os presentes ao encontro.



Estamos indo a todo vapor com o andamento das obras de preparação da hospedaria aqui no MURUCUTU. Fizemos algumas mudanças na casa grande e por isso uma nova pintura precisa ser feita, com todas consequencias desse tipo de trabalho, poeira e sobra de tintas por todos os lugares.








Terminado os banheiros, realizamos um mutirão para limpar e deixar disponível para o uso. Luzes ligadas, chuveiros funcionando e os acessórios necessários já no ponto de serem instalados. Basta ter folego.








Estivemos também retocando as cercas. Para isso temos de preparar todo o material e levar até o local. Temos que ter disposição. Nessa hora a colaboração de todos é muito importante. Temos em mente que o turismo de experiencia pode ser uma alternativa de lazer e uma força adicional aos trabalhos. A regra é simples, aprenda fazendo e se divertindo. As atividades podem ser realizadas na área de manutenção e produção, colheita é uma delas. Vamos ver se implantamos aqui no MURUCUTU, principalmente no período de processamento das frutas para produção de doces - geleias e compotas.


A nossa horta durante o periíodo das chuvas sofreu deverás. Uma grande invasão de mato e a deterioração das verduras devido a grande umidade. Fomos radicais, eliminamos quase todas a plantas e estamos ma fase de refazer os canteiros, adubar, semear, irrigar e aguardar a germinação para iniciar a colheita. É só questão de tempo e paciência.












Nas instalações da Hospedaria, falta apenas o acabamento. Dentro em breve, será inaugurada.