Proposito

Oferecer condições para percebemos, refletirmos e tomarmos posição, em relação ao ambiente do qual somos parte.

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Iúna - enchente 12/2010 - reprise de 2009

Como em 2009, voltou a repetir a enchente no Rio Pardo. Desta vez porém, atingiu proporções maiores que do ano anterior. O volume de solo contido nas águas teve proporções inimagináveis, indo pelas águas muito das nossas economias, solo fértil e adubos recentemente aplicado nas lavouras. A falta de projetos para as intervenções na área agrícola, esta na raíz da maior parte dos problemas decorrentes do excesso de chuvas, principalmente a falta de adoção de soluções técnicas compatíveis com a nossa topografia e solo. A tendência para os próximos anos é que ocorram maiores perdas e prejuízos. A combinação de pequena ou escassa cobertura vegetal, chuvas acima da média, arraste do solo fértil, monocultura do café, perda da produção, baixo preço do produto com perspectivas desanimadoras, levam como destino de muitos a optar pelo plantio do eucalipto, mais cedo ou tarde, com as conseqüências sociais e ambientais decorrentes.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010


Chove, chove, chove sem parar... as estradas começam a ficar intransitáveis!
Fomos à rua hoje, mas tivemos que usar tração numa grande parte do trecho.
Ficamos aflitos, temendo por ficarmos "presos" na cidade...

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

XIII Encontro de Educadores Ambientais

A EA MURUCUTU esteve presente mais uma vez no Encontro de Educadores Ambientais da Região do Caparaó, realizado na bela cidade de Dores do Rio Preto - ES, na oportunidade, apresentamos os objetivos da Estação dentro do fórum de projetos em desenvolvimento. Além das premiações, homenagens e apresentações de iniciativas relacionadas, foram realizadas atividades artísticas e culturais, oficinas de dança, patch work, fotografia e atividades externas de treking e rapel.
A educação ambiental encontra-se frente a um grande desafio; adequar o processo de desenvolvimento por que passa no estado, com a sustentabilidade das atividades de modo garantir o meio-ambiente e os recursos naturais para as próximas gerações.