Proposito

Oferecer condições para percebemos, refletirmos e tomarmos posição, em relação ao ambiente do qual somos parte.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Moradores da estação - 1



Esta é Sara, chegou na Estação muidinha e, rapidamente, se transformou em uma belíssima pata branca. Assim, vamos compondo nossa comunidade.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Os efeitos das queimadas

O domingo amanheceu nublado, porém, era uma situação diferente, a atmosfera apresentava-se toda embaçada. Era o efeito das queimadas na região do centro-oeste, repercutindo por aqui. Ficamos imaginando o volume de material queimado para produzir fumaça em quantidade para atravessar o país, de norte a sul e de leste a oeste.
Hoje, normalizou, céu limpo e sol radiante, ajudando a secagem do café nos terreiros.
Estamos passando por um longo período sem chuvas, provocando o esgotamento das reservas hídricas, e desencadeando desgaste no ambiente, a pequena cobertura florestal, gera todo um desequilíbrio, difícil de ser restabelecido, pois quando as chuvas ocorrem, pouco fica retido na escassa cobertura vegetal existente.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Novas presenças - caxinguelê e araponga.

O pequeno caxinguelê estava sumido desde algum tempo, porém, foi visto esta semana bem perto da casa central da estação. Muito arisco, não perde a atenção do que ocorre em sua volta. Colocamos algumas frutas, na tentativa de que se aproxime. Como temos diversas árvores de araucárias (pinheiro do paraná), o alimento, mesmo em final de produção, ainda pode ser encontrado. Não deve faltar comida, pois os abacateiros estão carregados. Subimos esta semana na trilha da mata, e ouvimos bem de perto o canto da araponga, solitária, porém cantando sem parar. Ainda não a vimos, pois é uma ave muito arisca. Vamos continuar divulgando as presenças de visitantes por aqui. Detalhes do caxinguelê podem ser visto em http://pt.wikipedia.org/wiki/Esquilo.